Veja no mapa de onde vêm nossos leitores. Seja bem vindo(a)!

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Obama, O Cara


O dia chegou! Hoje milhões de americanos vão votar para o novo presidente dos EUA. Como eu já mandei meu voto (para Obama, claro) pelo correio e está quase garantido que ele vai ganhar, eu já estou pronta para fazer uma festa hoje a noite.

Antigamente eu pensava que seria melhor estar nos EUA para celebrar esse grande momento da história do país, mas como eu descobri recentemente, eu não vou brindar à vitoria de Obama sozinha. Há muitos brasileiros que estão torcendo para ele também, inclusive meu namorado, Alan, que o admira muito. O texto seguinte vem de uma entrevista que eu fiz com Alan ontem, na véspera da eleição.

Você viu os quadros de Obama no Shopping Barra e a propaganda dele na rua?

Eu vi. Vi a foto de Obama na rua em que eu passava. Eu vi Obama em vários lugares. Eu tenho uma camisa de Obama que ganhei como presente de meu amigo que mora nos EUA. E vesti porque ele é o cara. Quero que Obama faça tudo que Bush só estragou. Aqui no Brasil, tem muitas pessoas que amam ele. Todo mundo tá torcendo para ele. Cada passo que ele dá pra fazer palestra, a gente tá assistindo.

O que você pensa sobre Obama?

Eu sou uma pessoa brasileira. Sou negro, entendeu? E espero que Obama ganhe porque vai ser o primeiro negro ser presidente na história dos EUA. Tomara que ganhe porque vai ser bom para nós que têm pele negra e também vai ser bom para o país dos EUA que ele vai direitar tudo. Porque Bush só entrou pra fazer coisas que não era pra fazer. Bush tem uma mente de criança. E Obama, não. Ele vai ser o cara. Vai ser o homem dos EUA. E o outro, qual é o nome dele?

McCain.

McCain é somente um…Não sou racista, não. Eu sou eu, negro…Mas, McCain vai ser outro branco como Bush, que vai querer fazer guerra também como Bush fez…Por que a crise está agora nos EUA? Por causa de Bush porque ele não pensou antes como entrou na presidência. Se ele pensasse, não fazia nada disso.

O que é que você já ouviu falado sobre Obama na TV e no rádio?


Ouvi que ele tá na frente de McCain e que todo mundo tá torcendo pra ele. Nós brasileiros negros, a gente que trabalha nos lugares mais fracos do país—como garçom, como varredor da rua—a gente precisa superar mais. A gente tá rezando pra Obama ganhar porque, para nós, ele vai ser o exemplo da nossa vida como Nelson Mandela, que combateu a discriminação na África do Sul. A gente aqui tá esperando a oportunidade de ser alguém na vida, porque a gente ainda não tem toda nossa liberdade. Então, eu acho assim, não é só pra mim, que sou negro, mas para todas as pessoas que vivem no planeta, que têm pele negra, vai ser feliz que ele ganhar. Um presidente negro vai ver como as pessoas negras estão sofrendo. Porque agora não têm um presidente que vai lá e cuide das pessoas. Teve agora a situação em Nova Orleans—a Katarina—e Bush nem ligou direito para lá, que lá só tem pessoas negras.

Mas tem pessoas pobres e brancos também.


Eu vi na televisão. Eu sou assistador brasileiro e eu vi. Então fosse que Obama estivesse no lugar, como negro ele já tava direitando tudo lá.

Se Obama for eleito o que é que vai acontecer?

Eu espero que Obama seja um cara com carácter, que ajude as pessoas. Também tem que cumprir as coisas que ele falou antes da eleição. Tem que juntar o negro com o branco. Têm que ser a mesma coisa, que a gente é humano. A gente só tem uma pele só. Você tem uma orelha. Eu tenho um nariz…Mas eu espero que ele ganhe não só porque eu sou negro, é porque ele tem inteligência na cabeça. Vai ser a evolução do mundo. Obama vai ser o presidente que vai iluminar o mundo. Ele vai ser o melhor cara que vai ter. Bill Clinton é bom. George Bush é uma merda. Se ele fosse um presidente bom, não fazia as coisas que fez. Eu espero que Obama entre e tire a guerra do Iraque, e traga as tropas para os EUA porque lá é o país deles [os iraqis] não é o país dos EUA…Mas, Obama também pode ser um negro que não pode fazer nada. Posso falar e fazer nada. Não falei que Obama é o rei. Eu só espero que ele seja um cara que respeite todo mundo—branco, negro, azul, vermelho. Não importa a cor.

Essa é a primeira vez que os brasileiros torceram tanto para um presidente de fora?


Sim, é a primeira vez. É porque ele é negro. Não é racismo, não. É porque ele é o primeiro negro dos EUA...Eu quero que Obama ganhe pra tirar toda essa discriminação do Brasil. O branco correndo é barão; o negro correndo é ladrão. Quando você vai na discoteca que só tem brancos, aquele [funcionário] branco vai dar atenção a você, mas vai dar atenção mais ao branco e você fica no lado. Eu não sou racista. Somente tou falando a realidade.

Você acha que, um dia, o Brasil vai ter um presidente negro?


A gente espera que um dia vai ter um negro para resolver nossos problemas. Espero que um dia a gente esteja no bar ou no shopping, e um branco sorria pra gente, ou que os brancos tratem bem e respeitem as empregadas negras. Eu quero tudo isso pra minha vida—ter um presidente maravilhoso como Obama. Eu creio que ele vai ganhar. E creio que, nas próximas eleições, um negro vai ganhar de novo.

6 comentários:

Teka disse...

Dizer que não é, no mínimo, interessante o fato de um negro assumir os EUA é hipocrisia demais
Torcer SÓ porque ele é negro e ter esperança de que UM negro "salve" a todos, é quase uma doce ilusão com um leve toque infantil... Não sei se acho romântico ou lastimável =x

Aichlee disse...

É claro que Obama nem vai salvar o mundo negro nem vai concertar os problemas dos EUA sozinho. Mas, foi a vitória dele como o primeiro presidente negro que provou que os EUA estão mudando, que o mundo está mudando, e que existem opportunidades para nós negros que antigamente não existiam, que todas as pessoas que morreram para votar ou pra conseguir outros direitos civis, não sofreram em vão. Isso não é illusão.

Anônimo disse...

O MUNDO SORRI...Como diz o manchete do Correio Braziliense de hoje.
Barack Obama foi eleito e o mundo todo se remeixe. Alguns de alegria e illusao, os outros de decepcao e medo de ver ses privilégios cair.
Ninguem pode ficar indiferente.
A eleicao de um presidente negro nos EUA é sem dúvida um feito histórico. Más reduzir a vitória dele só ao triunfo contra o racismo é redutor.
Sua vitória é muito mais, ela representa um golpe no fundamentalismo e nos preconceitos.
Parabéns aos democratas nos EUA e no mundo inteiro.
Margarita Gutiérrez
UnB, PEPPFOL.

Teka disse...

Correto, Aichlee
Mas penso que quanto menos negros, brancos, amarelos, napolitanos, e bla bla bla, preocuparem-se em emancipar suas realizações por conta da cor da pele, melhor.
Deveria ser mais ação do que esperança.
Deveria ser menos castas e mais unanimidade.

Anônimo disse...

Sem duvida, a eleicao de Barack Obama como Presidente dos Estados Unidos representa um golpe a los preconceitos. O fato de ter um presidente chamado Barack Hussein Obama nao deve ser muito agradavel para os racistas do Ku Klux Klan e outras pessoas parecidas. Mas eu acho que, infelizmente, sua chegada ao poder nao significa que magicamente muitos de os problemas que hoje enfrentam os EEUU de America e o mundo vam a se-solucionar. Uma coisa era Obama como candidato e outra coisa muito diferente va a ser o proprio cara quando ele estiver no poder. A realpolitick é uma regra do ferro, e a situacao internacional e muito complexa para esperar solucoes simples.

Carlos. UNB, Peppfol, Brasilia

luis disse...

Os negros que eu vejo no Colômbia, fazem parte da sociedade acordo com suas condiciones. Eu tenho amigos e vizinhos que são negros y eles têm muito conhecimento para poder ter empregos importantes mais também tem outros que não cumprimentaram suãs estudos por pensar que não poderiam chegar a ser pessoas importantes. Eu sou daqueles que não tenho problemas para aceitar a outros que pensam o tenha cor deferente, e gosto de ser amigo deles. Talvez outros pensássemos olhando minha atitude que com meu jeito de rechaçar a discriminação eu fico extraviado mais tem que mostrar que e estudo e trabalho, são muito importantes para chegar ate a presidência como e caso OBAMA.
Aluno. LUIS ERBIN GUIO C