Veja no mapa de onde vêm nossos leitores. Seja bem vindo(a)!

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Minha Apresentação



Olá pessoal:

O meu nome é Aichlee e eu tenho um grande prazer de participar desse blog com minhas colegas da aula de português. Eu tenho 21 anos e estou no meu quarto ano da faculdade na Universidade de Pennsylvania nos Estados Unidos. O meu curso é Letras e meus estudos se concentram particularmente na literatura da língua inglesa. Eu pretendo ser escritora depois de me formar. Embora meus estudos aqui na UCSAL e na UFBA não tenham muito a ver com meu curso lá na Filadélfia, eu estou vendo meus seis meses em Salvador como uma oportunidade de aprender fora da sala da aula tradicional.

Na verdade, essa é minha segunda vez aqui no Brasil. Eu passei um mês em Salvador dois anos atrás (eu estava visitando uma amiga que morava aqui) e fiquei tão interessada pela cultura que eu peguei logo uma aula de português quando eu voltei para os Estados Unidos. Querendo praticar a língua e também matar as saudades do Brasil, eu aluguei cada DVD de filmes brasileiros que estava disponível na biblioteca, até eu ver todos. Teve uma vez também que eu quase virava viciada em MPB (música popular brasileira) que eu não conseguia ficar bem sem ouvir pelo menos um som de Gilberto Gil ou Jorge Ben por dia. Eu toquei os CDs que eu tinha de Ilê Aiyê e Gerônimo tantas vezes que hoje não funcionam. Depois de um ano eu já estava morrendo de vontade de voltar para cá. Como eu nem tinha dinheiro nem tempo livre para viajar (que estou com pressa de me formar) eu decidi candidatar-me a um programa de intercâmbio e foi assim que eu entrei no CIEE Salvador.

Embora essa atmosfera acadêmica esteja bem mais tranqüila, eu não estou aqui só para curtir as férias. Além de vir para me familiarizar mais com a língua e a cultura literária, eu vim para pesquisar para minha tese em poesia, que é sobre turismo e a mulher baiana no imaginário estrangeiro. Eu não sei ainda de onde veio essa idéia mas acho que é bem interessante. Que bom que o tema do blog é a vida estrangeira no Brasil. O que eu gostaria de abordar nos textos do blog é o seguinte: As vantagens e desvantagens da camuflagem da minha nacionalidade; A economia da praia e as pessoas que trabalham lá; A idéia de ser bem-vestido, discriminação contra classe social e a aparência turística; e finalmente quero comparar a imagem do Brasil nos filmes contra o Brasil na vida real. Eu estou bem entusiasmada de pensar mais nesses assuntos e espero que vocês leitores sejam bem-vindos a responder aos meus textos.

Até mais,
Aichlee

4 comentários:

Laura Fernandes disse...

Aichlee,

pelo pouco que pude ler percebi que o seu português é muito bom. Parabéns pela escolha dos temas, fiquei muito interessada em ver seus futuros textos e na proposta do blog como um todo.
Aguardo ansiosa.


Laura Fernandes

Yasmin Dias disse...

Welcome and congratulations on portuguese!!

se estiver errado foi mal!!
huahauhuahua

sou aluno de publicidade do Alex.
adorei o blog!! já o adicionei na my list!!

Yasmin Dias

Anônimo disse...

Oi, Aichlee!
Parabéns a você, suas colegas e ao Alex pela ótima iniciativa do blog!
Achei muito produtivos os temas que você citou como de interesse para sua pesquisa. Sobre a imagem do Brasil no cinema estrangeiro, há um documentário muito bom de Lúcia Murat, chamado "Olhar Estrangeiro". Talvez você já o conheça, mas, caso não, fica aqui a dica.
Um abraço,
Milena Maximo/ RJ (professora de PLE)

Cris Vaz disse...

Olá a todas (e todos se houver algum!!!), tudo bem? Eu sou a invasora, Profª Cris Vaz e estou bem longe de vocês em Brasília. Adorei as apresentações e espero conhecer mais de vocês... Ah! visitem o blog dos meu queridos aluninhos, vamos discutir assuntos relacionados à Brasília, vocês não querem connhcer??
Aqui vai o endereço: http://misturaldf.blogspot.com/
Abraços a todo mundo (assim é mais democrático hahaha)